domingo, 3 de janeiro de 2010

IJF soma 674 atendimentos desde a última quinta-feira

IJF soma 674 atendimentos desde a última quinta-feira
Pacientes feridos em acidentes de trânsito envolvendo motos estão no topo do balanço parcial do IJF, atrás somente dos tratamentos clínicos normais. Plantão termina na manhã de segunda-feira, dia 4


02 Jan 2010 - 15h53min

Mais de 600 atendimentos foram prestados, desde o início do plantão de Réveillon, no Instituto Dr. José Frota (IJF). O balanço final será divulgado na próxima segunda-feira, dia 4, com as estatísticas contabilizadas a partir das sete horas do último dia 31. As lesões por arma branca e os acidentes de trânsito predominam no hospital.

Até as sete horas deste sábado, o IJF prestou 674 atendimentos. Os acidentes de moto estão no topo do balanço de atendimento, com 79 ocorrências, abaixo somente dos tratamentos clínicos normais. As lesões por arma branca somavam 34 pacientes. Houve ainda o registro de 56 agressões físicas e 18 lesões por arma de fogo.

O trânsito continua sendo um dos grandes causadores de atendimentos no José Frota. O balanço parcial aponta ainda 19 pacientes feridos em atropelamentos, oito em capotamentos e três quedas de carro em movimento, além de 19 abalroamentos. Havia ainda 39 pacientes vítimas de queimaduras. Na manhã de ontem, na sala de recuperação, havia 15 pessoas, número acima da capacidade de 13 leitos.

O plantão no Réveillon de 2009, com cinco dias de atendimento, terminou com 1.452 ocorrências -158 a mais que no mesmo feriado do ano anterior. A chefe do plantão na manhã de ontem, Vânia Maria Ponte, explicava que o pico do plantão até o momento ocorreu logo após a virada do ano. ``Muita gente lesionada a faca. Muita explosão por fogos também. E acidente de moto``, resumiu.

Casos recentes
Um agricultor de 23 anos sentiu um deslocamento na mandíbula, na tarde da última sexta-feira, em Canindé, a 120 quilômetros de Fortaleza. O paciente foi atendido ainda na cidade interiorana, no hospital São Francisco, mas acabou sendo encaminhado na madrugada deste sábado para o IJF. ``Fui atendido de imediato. Não teve demora, não``, afirmava. O rapaz recebeu alta no início da manhã e aguardava uma ambulância para voltar a Canindé.

Este foi um dos últimos casos registrados no plantão da manhã deste sábado, encerrado às 7 horas. A equipe médica atendeu ainda, no fim do turno, um homem com uma lesão a bala na perna, após uma discussão no bairro Cristo Redentor.


E-Mais

PLANTÃO DO IJF
> O Instituto Dr. José Frota (IJF) registrou 674 atendimentos desde o início do plantão de Réveillon, às 7 horas da quinta-feira (31), até as 7 horas deste sábado.

>A chefe do plantão na manhã deste sábado, Wania Maria Ponte, explica que, mais uma vez, houve casos em que pacientes provenientes do Interior poderiam ser encaminhados a outros hospitais, de menor complexidade.

>Ela explicava que devem ser encaminhados ao plantão do IJF casos de alta complexidade. ``Lesão por arma branca (faca) no abdômen, com o paciente bem, não precisa vir para cá``, exemplificava. Uma das opções é o Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira, o Frotinha da Parangaba.

>O encaminhamento de pacientes do Interior também acentuou as estatísticas do IJF. ``Vem paciente de todas as regiões``, dizia a chefe do plantão.

Nenhum comentário: