terça-feira, 20 de dezembro de 2011

40 mil atendimentos nos fins de semana

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza

Vítimas de acidentes de trânsito lideram ocorrências. Com a proximidade das festas de fim de ano, atenção redobra na unidade
A cantilena se repete todo fim de semana. Franciscos e Marias se excedem cidades afora e as estatísticas do Instituto Doutor José Frota (IJF) vão para a estratosfera. Resultado: piora o atendimento médico já comprometido pelo excesso de gente vinda de tudo o que é canto do Norte e Nordeste brasileiros
No maior hospital de urgência e emergência do Ceará, há sábados e domingos de 1.332 pessoas socorridas. Foi o caso do terceiro fim de semana de maio - período de 2011 com mais ocorrências registradas. À época, a unidade acolheu vítimas de violência no trânsito, agressões, lesões por arma branca e arma de fogo, quedas da própria altura, picadas de animais peçonhentos, queimaduras e feridos em prática de esportes.
O perfil dos pacientes de maio é similar ao das demais semanas do ano. Julho, agosto, setembro e outubro são os outros meses que concentram as dez estatísticas mais expressivas de 2011. Os dados foram repassados ao O POVO pela administração do IJF (ver quadro ao lado).
Neste ano, foram 40.549 mil atendimentos nos fins de semana. “A gente vive lotado. E por um motivo principal: o IJF foi concebido quando Fortaleza era o grande centro econômico e cultural do Ceará (em 1932). As riquezas se descentralizaram, mas os demais municípios não se prepararam para isso e toda a demanda do Estado fica concentrada aqui”, explica o diretor-executivo do Instituto, Casemiro Dutra.
Em vez de apenas a Capital, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz serem cobertas pelos serviços da unidade (como prevê o Plano de Desenvolvimento Regional), os 184 municípios cearenses dependem das especialidades do Frotão. De 3,5 milhões de pessoas, a demanda salta para 8,5 milhões.

No fim de semana passado, a emergência recebeu 628 pessoas - das quais 142 lotaram corredores. Na segunda-feira anterior, 12, foram 616 atendimentos de emergência e 186 vítimas fora de leitos.
Pelo menos 50% vêm do Interior. Exatamente a meta de redução da gestão para até 2014, com o funcionamento de mais “IJFs” nas cidades-polo do Cariri, Sertão Central e regiões Norte e Metropolitana de Fortaleza. Todos geridos pelo Governo do Estado.

ENTENDA A NOTÍCIA
Metade dos pacientes do IJF vem do interior do Ceará, quando somente Fortaleza, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz deviam ser atendidos. Segundo a administração do hospital, essa é a causa da constante lotação da unidade.

Saiba mais

Em todas as semanas de 2011, as vítimas de acidentes de trânsito lideraram as estatísticas de atendimento médico.

O IJF dispõe de 2.646 servidores, sendo 520 médicos e 420 outros profissionais terceirizados.

Hoje, a unidade é referência em traumas e realiza uma média de 15,5 mil atendimentos por mês. Por ano, são mais de 186 mil.
O Hospital Regional do Cariri já foi entregue pelo Estado em Juazeiro do Norte. O da Região Norte está em construção em Sobral e deve ser entregue em abril de 2012. Outros dois serão construídos em Quixeramobim, no Sertão Central (propostas das empresas interessadas em andamento), e na Região Metropolitana de Fortaleza (ainda sem data para começar).


Bruno de Castro

brunobrito@opovo.com.br

Nenhum comentário: