quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

70,4%dos órgãos transplantados no Estado foram captados no IJF

Em 2011, 1.292 pessoas tiveram suas vidas transformadas peladoação de órgãos

AComissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes(Cihdott) do IJF teve um papel importante ao intermediar esse ato desolidariedade e consolidar o Hospital como o principal captador de órgãos noEstado.

ACihdott atua com uma equipe multidisciplinar composta por um Médico diarista epor Enfermeiros e Assistentes Sociais plantonistas. Ela é responsável poridentificar os possíveis doadores, acompanhar as avaliações clínicas eneurológicas, além de entrevistar as famílias no processo de autorização dadoação.

Oesforço conjunto dos profissionais resultou num total de 910 órgãos e tecidos captadosem 2011. Porém, ainda é preciso vencer a resistência dos familiares, comodestaca a coordenadora da Comissão, Fátima Belarmino: “para 2012, a meta é aumentar onúmero de captações, mas é preciso conscientizar a sociedade. Esse trabalho temque ser constante e para isso nós temos um grande aliado: a mídia. Muitaspessoas aceitam realizar a doação porque viram no jornal, na novela ou em umcomercial”, afirma.


Seja um doador!
É importante que seus familiares saibamque você quer ser um doador de órgãos. Por isso, converse com a sua família eajude a salvar outras vidas.

Nenhum comentário: