terça-feira, 2 de junho de 2009

TERAPIA OCUPACIONL NO INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA




O Instituto Dr. José frota – Unidade Central, enquanto hospital-escola recebe no decorrer do semestre letivo universitários com o intuito da aprendizagem de práticas de ensino e pesquisa, oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior – IES, de disciplinas vinculadas à área de saúde, dentre elas a Terapia Ocupacional –T.O. que já conta com 5 anos de atividades de estágio e extensão universitária – pesquisa naquele hospital.
A T. O. profissão da área de saúde de abrangência biopsicossocial, atua no IJF junto a portadores de Lesão Craniana (acidentes vasculares cerebrais e traumatismos cranianos) e Trauma Raquimedular.
No primeiro caso, em havendo comprometimento da consciência tal como estados comatosos e/ou desorientações decorrentes de aminésia pós-traumática, dentre outros a TO utiliza técnicas de estimulação multissensorial integrada, conforme a saliência sensorial do sujeito, conforme seu histórico ocupacional/comportamental.
No caso de comprometimento motor busca integrar os hemicorpos, através de técnicas de reorganização perceptivo-sensório-motora.



No TRM investe nos aspectos cognitivo-emocional e motor, para reconhecimento e ajustamento do novo corpo, mediante técnicas de aprendizagem-motora. As intervenções acontecem nas UTI´s e enfermarias mediante Mapas de Controle, que registram os resultados da influência terapêutica. A terapêutica está a cargo das orientações da profª. Ms. Mary Vasconcellos – terapeuta ocupacional e de seus alunos e pesquisadores. Ressalte-se que, já existe registro de resultados publicados na Revista do Instituto Dr. José Frota.

Nenhum comentário: