terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma homenagem a todos os médicos do Ceará

O Dia do Médico remete-nos a uma reflexão sobre a importância social da profissão e a forma como trabalhamos e vivemos. Exercer a Medicina não é para qualquer um. Mais que estudo, é um dom que precisa de vocação, dedicação, benevolência, ética, seriedade e respeito aos pacientes.

É a harmonia entre a arte e o conhecimento na busca do bem-estar físico, mental e social das pessoas. Constitui luta diária contra adversidades no cumprimento da missão de salvar vidas e aliviar sofrimentos humanos.

Vivemos um paradoxo entre a missão e a realidade que nos impõe condições insalubres de trabalho e cujo impacto incide diretamente na qualidade da assistência a nossos pacientes. Estamos na linha de frente de um sistema de saúde bem planejado no papel, mas que não atinge os objetivos na execução de suas ações.


Muitas vezes nos imputam responsabilidades que deveriam ser assumidas por gestores públicos e legisladores. A sociedade precisa estar alerta para esta armadilha, além de exercer sua capacidade de interferir nas políticas publicas e cobrar dos governantes soluções efetivas para as deficiências do sistema de saúde.

Contudo, apesar das dificuldades, temos ilhas de excelência no Sistema Único de Saúde (SUS), como os transplantes, as cirurgias minimamente invasivas e o tratamento das doenças renais. Tais exemplos comprovam que com melhor gestão e adequado financiamento a realidade da saúde seria outra para nós médicos e para toda a sociedade.

Lutamos todos os dias pela saúde e pela vida. Por melhores condições de trabalho que nos possibilitem oferecer uma melhor assistência e promover o bem estar de todos.

Lutamos por mais recursos para o SUS. Por uma gestão eficiente e de qualidade que respeite nossa autonomia. Pela carreira de Estado do SUS. Por uma carga de trabalho e uma remuneração justa. Lutamos pela valorização do médico.

Parabéns a todos os médicos que atuam na saúde pública ou privada, especialmente aos mais de 500 profissionais que pertencem ao corpo clínico da mais importante instituição social de nosso Estado: o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Ferreira Filho
Presidente da Associação dos Médicos do IJF

Nenhum comentário: