quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ceará sedia pós em cardiologia

O primeiro doutorado em cardiologia da Região Nordeste teve aula inaugural realizada na tarde de ontem. O curso, terceiro do País, é uma parceria do Hospital de Messejana (HM) Dr. Carlos Alberto Studart Gomes com o Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo (Incor/USP). No Ceará, as universidades Estadual e Federal são parceiras da iniciativa. São 14 cardiologistas nesta primeira turma.

O coordenador do doutorado, Ítalo Martins, explica que a iniciativa pretende incentivar a pesquisa na área. “Queremos formar massa crítica para criarmos nossa própria pós-graduação. Com doutores formados, podemos fazer outras turmas”, diz.

O curso tem duração de quatro anos. Pelo menos nove meses deverão ser de estágio no Incor, de onde vêm os orientadores e professores. “As pesquisas agora serão com base na nossa realidade e poderão ser aplicadas aqui, com algo que os alunos conhecem bem”, destaca Martins.

Segundo a diretora do HM, Socorro Martins, a iniciativa é parte do investimento em ensino e pesquisa, duas das missões da unidade. “O hospital vai ter um grupo técnico mais qualificado. Você vai fazer pesquisas que podem ser usadas em nossos pacientes. E as teses de doutorado podem mostrar perfil diferenciado do nosso paciente”, cita.

O cardiologista Ronaldo Mont’Alverne, aluno do doutorado, cita que a pós-graduação chamará a atenção dos médicos para a importância da pesquisa. “Poderemos entender, por exemplo, se o enfarto daqui é igual ao dos Estados Unidos”, comenta.

30.07.2011| 01:30

Nenhum comentário: