sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Novo hospital deve ser construído no Anel Viário

O Hospital Regional Metropolitano, prometido pela Secretaria Estadual da Saúde para a Copa do Mundo de 2014, vai ajudar a desafogar o IJF e o HGF. Ao todo, serão instalados 571 leitos


05.08.2011| 01:30
  

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana vão ganhar, até a Copa do Mundo de 2014, um novo hospital de urgência e emergência, especializado em serviços de alta complexidade. O Hospital Regional Metropolitano (HRM) deve ser construído no Anel Viário da Capital, via que liga a BR-116 a BR-222, numa distância de até 15 quilômetros do estádio Castelão.

A informação é do titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Arruda Bastos. Ontem, durante a reunião da Câmara Temática Nacional de Saúde da Copa do Mundo de 2014, realizada em Fortaleza, o secretário apresentou a construção da unidade como parte do plano assistencial de saúde que vem sendo preparado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura para a Copa.

Além de contribuir para o fortalecimento da saúde, na época do Mundial, o hospital também será uma opção para desafogar o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Os dois sofrem constantemente com superlotação. Isso porque pacientes de toda parte do Ceará e com casos fora do perfil também procuram atendimento nessas unidades.

Com 571 leitos, o novo HRM deve receber pessoas que vêm, principalmente, da Região Metropolitana. “Por isso, a possibilidade maior de construir no Anel Viário. Não tem sentido construir mais um dentro da Capital”, ressaltou o secretário. O novo hospital, conforme Arruda, terá dois perfis: emergência clínica e traumato-ortopédica. “Será um misto de IJF com HGF”.

As obras devem iniciar ainda este semestre. A previsão é que o hospital seja entregue no fim de 2013 e comece a funcionar em 2014. “Construímos o Hospital Regional do Cariri em dois anos e dois meses. Tenho certeza que vamos conseguir concluir”, garantiu o secretário, ao ser questionado se teria tempo suficiente para finalizar a unidade.

No momento, Arruda explicou que o projeto inicial de implantação do hospital está sendo aprimorado. Apesar do terreno ainda não ter sido definido, ele garante: “Terreno não vai faltar. Temos muitas opções”. Outras iniciativas estão previstas até a Copa, como a reforma e ampliação dos frotinhas da Parangaba, Messejana e Antônio Bezerra e do Gonzaguinha do José Walter.

Para a Copa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também será ampliado. Atualmente, de acordo com Arruda Bastos, existe cobertura apenas em Fortaleza e no Litoral Leste. Até 2014, o serviço será “universalizado” para todo o Ceará. Ao todo, serão quatro polos: Litoral, Norte, Cariri e Sertão.


ENTENDA A NOTÍCIA
O Hospital Regional Metropolitano (HRM) deve ser construído no Anel Viário, numa distância de até 15 km do Castelão. Até o fim do ano, a Secretaria Estadual da Saúde promete iniciar a construção do novo hospital terciário, que vai ajudar a desafogar o IJF e o HGF.

SAÚDE NO CEARÁ

Atenção primária(assistência preventiva e de controle a algumas doenças)
153 novas Unidades Básicas de Saúde da Família, espalhadas por todo o Ceará

Atenção secundária (atendimentos de urgência e emergência e atendimento de especialidades)
32 UPAs (24 no Interior, 4 na RMF e 4 na Capital)
18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no Estado
Universalização do SAMU: Polo Litoral, Polo Norte, Polo Cariri e Polo Sertão
34 hospitais polo, espalhados no Estado
Reforma e ampliação dos Frotinhas e do Gonzaguinha do José Walter
22 policlínicas regionais

Atenção terciária (serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de alta complexidade)

Hospital Regional do Cariri (294 leitos)
Hospital Regional Norte, em Sobral (386 leitos)
Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim (270 leitos)
Hospital Regional do Maciço, em Baturité (250 leitos)
Hospital Regional Metropolitano (571 leitos)


Gabriela Meneses
gabrielameneses@opovo.com.br

Nenhum comentário: